Uma experiência que vem dando certo no estado de Santa Catarina é o uso de energia solar para gerar eletricidade. Na Ilha do Arvoredo, em Bombinhas, o sol está substituindo o óleo diesel para a iluminação do farol e de toda ilha. Foram instaladas 210 placas fotovoltaicas, 384 baterias, seis inversores, 18 controladores de carga e uma tonelada de estruturas metálicas, que foram recicladas e adaptadas para a instalação do sistema de energia solar.
A colocação das placas, que absorvem o calor do sol, substituem o uso de 1,2 mil litros de diesel por mês, afirma o coordenador do projeto e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Rüther. A mudança evita o risco de desastres ambientais, já que a ilha é uma das três reservas biológicas marinhas do Brasil.
- Além de substituir uma energia suja por uma limpa, o projeto economiza recursos, já que era muito caro transportar o diesel até a ilha. E porque era muito caro, a energia só era ligada à noite, por causa do farol, então quem estava na ilha durante o dia não tinha luz - relata.
(
Pioneiro, 22/06/2007)