Lozalizado entre a Serra e o Mar, o município de Riozinho tem 89,64% de suas matas virgens, o que lhe confere o título de terceiro município brasileiro e primeiro, no Rio Grande do Sul, a preservar a Mata Atlântica. A preocupação com a preservação da Mata Atlântica é constante naquele município. Recentemente, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura local participaram de encontro que debateu a atuação de órgãos ambientais em Taquara, comarca à qual pertence Riozinho.
O prefeito municipal, Antônio Carlos Colombo, ressaltou que um dos desafios da administração municipal é conciliar a atividade dos agricultores com a preservação do meio ambiente. "Estamos numa área de Mata Atlântica e também temos o compromisso de auxiliar nesse desafio. Temos trabalhos de preservação junto aos nossos agricultores, na preocupação de que eles se ajustem e permaneçam lá. Estamos também tentando buscar alternativas para educação ambiental nas escolas", disse o prefeito.
A atuação da Prefeitura de Riozinho foi elogiada pelo coordenador do Centro de Apoio do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, promotor Alexandre Saltz, que também destacou o trabalho da promotora Ximena Cardoso Ferreira, de Taquara, pela organização do evento.
(Por Celio Romais, Ascom MP-RS, informações de boletim de rádio, 21/06/2007)