Durante a Reunião do Conselho Permanente, os bispos enviaram uma carta ao bispo de Chapecó (SC), Dom Manoel João Francisco, sobre o conflito entre indígenas e pequenos agricultores na região de sua diocese. Segue, na íntegra, a carta.
Carta do Conselho Permanente da CNBB à D. Manoel João Francisco, bispo de ChapecóBrasília–DF, 20 de junho de 2007Caro irmão Dom Manoel João Francisco, Bispo de Chapecó,
“O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14, 17).
Reunidos em Brasília, nós, Bispos do Conselho Permanente da CNBB, do qual o prezado irmão fez parte nos últimos quatro anos, fomos informados a respeito da situação que envolve indígenas e pequenos agricultores na região de sua Diocese e que afeta seu ministério pastoral como Bispo diocesano.
Preocupa-nos tanto a situação dos indígenas que, constitucionalmente, têm direito de ocupar as terras que lhes pertencem, quanto a situação dos pequenos agricultores que, na boa fé, ocupam terras compradas por seus antepassados – terras que lhes foram indevidamente vendidas.
Há vários anos acompanhamos seus trabalhos, Dom Manoel, e somos testemunhas dos esforços que tem feito para que se encontre uma solução rápida, justa e eficaz para essa questão, tanto para os indígenas quanto para os pequenos agricultores. Esperamos que, quanto antes, as autoridades constituídas busquem soluções adequadas para os problemas de sua região, evitando, assim, o prolongamento de tensões e sofrimentos.
Sabendo que o prezado irmão sofre muito com os problemas que o envolvem, sofrimentos que se tornam ainda maiores com a radicalização de algumas pessoas e grupos e com as ofensas morais que tem recebido, asseguramos-lhe nossa comunhão e expressamos-lhe nossa solidariedade. Colocamo-nos à sua disposição para qualquer colaboração que necessitar de nossa parte.
Invocamos sobre a Igreja de Chapecó, seu pastor e seu rebanho, as bênçãos divinas.
Fraternalmente,
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB
(
Conselho Idigenista Missionário, 21/06/2007)