PORTO ALEGRE - A Agência Carta Maior promove nesta sexta-feira (22), às 19 horas, em Porto Alegre, um debate sobre “Etanol e Biodiesel na Agricultura Familiar”. O debate será realizado no Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354, Centro), com transmissão ao vivo pela TV Carta Maior.
Os debatedores serão: Ildo Sauer, Diretor das Áreas de Gás e Energia da Petrobrás; Marcelo Guimarães de Mello, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e Miguel Rossetto, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário. A mediação será do jornalista Bernardo Kucinski. A entrada é livre.
Um dos principais temas do debate será como o conhecimento e a tecnologia acumulados pelo Brasil na produção de biocombustíveis pode representar uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento do país e ajudar o mundo a encontrar alternativas energéticas ambientalmente sustentáveis.
Mas a natureza e as possíveis conseqüências do programa de bioenergia não se esgotam, neste ponto. Na avaliação de Miguel Rossetto, para além da questão energética, o programa nacional de bioenergia deve ser entendido como um grande programa de geração e distribuição de renda.
“O Brasil não necessita e não deve repetir a experiência do Próalcool, que submeteu o país a uma enorme concentração de renda e alimentou um processo de aumento de preços”, defende o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário. “É preciso ousar e definir regras que assegurem o programa com esse perfil de distribuição de renda. Regras que assegurem a diversificação da nossa matriz energética, combate à pobreza rural e respeito ao meio ambiente”, sustenta Rossetto.
(
Agência Carta Maior, 22/06/2007)