A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Alberto Oliveira (PMDB), realiza, na próxima segunda-feira (25/06), audiência pública comemorativa à Semana do Ministério Público, discutindo meio ambiente, saúde e urbanismo. O encontro contará com a presença de cerca de 40 Promotores de Justiça do Estado, na Assembléia Legislativa, quando serão apresentados os Conselhos de Meio Ambiente, Ordem Urbanística e Direitos Humanos do MP, reunião sugerida pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Promotor Alexandre Saltz, que participou da audiência pública “Aquecimento Global - somos todos responsáveis”, coordenada por Oliveira, na semana passada.
“A idéia é verificar ações e projetos que possam ser desenvolvidos conjuntamente em benefício do meio ambiente, liderando um pacto pela gestão ambiental do Rio Grande do Sul”, adianta o presidente da Comissão. Ele acrescenta que, com o apoio de instituições, como o Ministério Público, universidades, organizações não-governamentais e outros setores da sociedade, será possível ampliar o debate em torno do tema aquecimento global, diminuindo os prejuízos e penalizações ao meio ambiente.
A reunião, que se inicia às 14h, no Plenarinho, será a primeira de várias audiências que deverão ser realizadas com a participação de outras entidades, inclusive pelo interior do Estado, iniciativas que serão subsidiadas com publicações sobre o tema.
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 21/06/2007)