O coordenador do Núcleo de Ecojornalistas do RS, Juarez Tosi, convidou o deputado estadual gaúcho Adão Villaverde (PT) para participar da segunda edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental que será realizado de 10 a 12 de outubro, no complexo do Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. Na tarde desta sexta-feira (22/06), Tosi estará no gabinete do parlamentar pedindo o apoio do Legislativo e detalhando a proposta do evento, cujo tema central será "Aquecimento Global: Um Desafio para a Mídia".
Segundo o jornalista, pouco tempo se passou desde o primeiro congresso, realizado em Santos, em 2005. "No entanto, os acontecimentos mundiais na área ambiental se precipitaram, tornando ainda mais esperado e necessário este segundo encontro. Por isso, tem sido grande a procura por informações de interessados em participar", disse ele.
Os objetivos do 2º CBJA são os seguintes, conforme Tosi: contribuir para a qualificação profissional na construção de pautas sobre a temática ambiental, apuração de informações e produção de conteúdos jornalísticos; incentivar a abertura de novos espaços específicos sobre questões ambientais em todas as mídias, consolidar e ampliar a sua presença em outras editoriais além da Geral, especialmente Economia/Finanças e Política; estimular estudantes e profissionais de Comunicação, em particular de Jornalismo, para a pesquisa e produção acadêmica na área ambiental; e possibilitar à sociedade o contato com importantes temas da realidade ambiental do país e do mundo.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 21/06/2007)