O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou que o Executivo aprovará em breve a estratégia espanhola de mudança climática e energias renováveis, que contém 170 medidas concretas e urgentes, com um calendário claro e disposição de recursos, para cumprir o Protocolo de Kyoto. As medidas serão aprovadas em um Conselho de Ministros sobre mudança climática que acontecerá em julho, afirmou o presidente em seu discurso durante um evento sobre energia solar.
Zapatero expressou o compromisso do Governo para que a Espanha esteja "na liderança" da luta contra a mudança climática e a favor do uso de energias renováveis. O chefe de Governo destacou como parte "essencial" do projeto um novo plano de economia e eficiência energética para o período 2008-2012. A estratégia define onze áreas de atuação que vão desde a cooperação institucional até pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, "com especial dedicação nos setores denominados difusos: transporte, residencial, comercial, institucional, agrícola e de serviços".
O Governo quer fortalecer o transporte de mercadorias por ferrovias, enquanto no setor residencial promoverá uma melhora na eficiência energética dos edifícios e a extensão aos eletrodomésticos do rótulo energético. No âmbito institucional, as medidas incluem o estabelecimento de requisitos de eficiência energética na iluminação pública.
(Agência EFE, 21/06/2007)