Durante toda quarta-feira (19/06), foi desenvolvida na rodovia federal BR-392, estrada que liga Rio Grande à cidade de Pelotas, a Operação Produtos Cargas Perigosas. Estiveram envolvidos na ação 13 órgãos, tanto do governo Federal, Estadual e Municipal. A operação teve início às 8h30min e terminou às 18h. Ela foi realizada na frente do posto da Polícia Rodoviária Federal, localizada na vila da Quinta.
Segundo o capitão Carlos Nodir Porto Gonçalves, da defesa civil de Porto Alegre, o objetivo da operação é a prevenção contra acidentes, sendo que os agentes terão uma atenção maior com os veículos que transportam produtos de cargas perigosas. Gonçalves informou que a fiscalização tem um cronograma anual e que ações como esta já foram realizadas em Erechim e Portão. "Temos uma ação com vários servidores, e cabe a cada órgão atuar na sua competência, salientou o capitão.
Estiveram envolvidos na operação 55 servidores, que compõem os seguintes órgãos: Defesa Civil, Secretaria do Estado da Saúde e do Município do Rio Grande, Corpo de Bombeiros, Grupo de busca e salvamento de Porto Alegre, Inmetro, Ibama, ICM, Fepam, P.R.S e P.R.F e Batalhão Ambiental e Fazendário da Brigada Militar.
Somente na primeira hora do início da operação, 42 veículos já haviam sido fiscalizados, sendo oito de cargas perigosas, onde um destes foi autuado e detido por estar circulando sem o extintor de incêndio. De acordo com o capitão Nodir, até as 16h, 148 veículos já haviam sido fiscalizados, destes 24 de cargas perigosas, 17 notificados e apenas um detido.
(Por Patrick Chivanski,
Jornal Agora, 20/06/2007)