A governadora do Estado, Yeda Crusius, entregou ao prefeito do Rio Grande, Janir Branco (PMDB), a liberação ambiental do Distrito Industrial do município que há 20 anos esperava por uma solução. O relator da Subcomissão para Desenvolvimento do Porto do Rio Grande, deputado Sandro Boka (PMDB), assinalou que a liberação por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam) representa um grande avanço econômico para a Região Sul, visto que existia o risco de se perderem investimentos em Rio Grande com tais entraves. “Respeitando as questões ambientais, podemos dar um importante passo para a economia de toda Região Sul e do Estado”, afirmou.
A governadora assegurou que o Porto do Rio Grande, por ser a ligação do Rio Grande do Sul com o mundo, irá gerar uma revolução histórica para todo o Estado. “As urgências e emergências serão consideradas como urgências e emergências. Precisamos do crescimento do nosso porto marítimo para superar os obstáculos”, afirmou. Yeda Crusius completa que a licença ambiental vem acompanhada de um duro e árduo trabalho que dá força ao Executivo para gerar, com emergência, o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Ao final da solenidade, Sandro Boka apresentou à governadora as metas e o trabalho encaminhados pela Subcomissão para Desenvolvimento do Porto do Rio Grande e obteve de Yeda Crusius a garantia de apoio para a conquista das potencialidades portuárias gaúchas.
O prefeito Janir Branco afirmou que o Distrito Industrial do Rio Grande viabilizará a atração de importantes investimentos. Segundo ele, há 29 projetos que esperavam a liberação ambiental e que cerca de quatro mil pessoas vivem atualmente das potencialidades portuárias.
O secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), Nelson Proença, elogiou a atuação conjunta do secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, da presidente da Fepam, Ana Pellini, do subsecretário de Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, e do diretor-Geral da Sedai, Josué de Souza Barbosa.
Decreto institui força-tarefa para o licenciamento ambiental
A governadora Yeda Crusius instituiu terça (19/06), por meio de decreto, uma força-tarefa na Secretaria Estadual do Meio Ambiente para atuar em conjunto com a Fepam, a fim de intensificar as atividades de suporte administrativo necessárias à conclusão dos trâmites das licenças ambientais. “A secretaria conseguirá, junto com a Fepam, enfrentar o elevado número de processos de licenciamento que há muito tempo pendem de conclusão”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes.
A força-tarefa terá duração de 90 dias e será composta por representantes de secretarias estaduais. Pelo decreto, as secretarias e seus órgãos e entidades vinculados deverão disponibilizar com urgência os recursos humanos, técnicos, logísticos e financeiros para o perfeito funcionamento da força-tarefa. O coordenador da força-tarefa será escolhido entre os servidores da Fepam e indicado ao secretário Otaviano Moraes.
(Diario Popular, 20/06/2007)