Uma primeira coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis realizada nas seis estações da Trensurb, no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, resultou em 280 quilos de material, na sexta-feira (15/06). O coordenador do Grupo de Gestão Ambiental da Trensurb, Dirceu Nunes Fernandes, acompanhou a entrega do lixo reciclável na Cooperativa Renascer, onde 16 trabalhadores separam plástico, lata, papel e vidro.
O galpão de triagem está localizado próximo ao aterro sanitário, no interior da área de preservação ambiental da Fazenda Guajuviras. Um dos trabalhadores, Lauderi Pinto, 48, explica que, somente esse grupo é responsável pelo sustento de cerca de 140 familiares.
Lauderi acredita numa conscientização ambiental maior por parte da população, e agora, em especial, dos usuários do metrô. "A reciclagem é uma ótima oportunidade de trabalho para muitas pessoas, pois propicia renda", afirma. O coordenador de Gestão Ambiental da Trensurb explica que o material coletado nas estações de Canoas será destinado aos quatro galpões de reciclagem e triagem mantidos por cooperativas de trabalhadores no município, que contam com aproximadamente 90 trabalhadores, com ganho de um salário mínimo mensal, qu resulta no sustento de 750 pessoas de forma indireta com o serviço.
(Envolverde, 20/06/2007)