Passados 18 anos sem soluções efetivas para a construção do Aeroporto Regional das Hortênsias, a Comissão de Participação Legislativa Popular da Assembléia Legislativa criou ontem (20/06) um grupo de trabalho para buscar alternativas jurídicas e tentar destravar a obra. No mesmo dia em que se tomou essa decisão, o presidente da Associação Nacional da Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, garantiu que aproximadamente 70% (R$ 35 milhões) dos recursos já estariam disponíveis no governo federal para dar início ao projeto, cujo custo global está orçado em R$ 50 milhões. A informação foi repassada por Zuanazzi, via telefone, ao presidente da Comissão, o deputado João Fischer (PP), Fixinha.
Na audiência pública ontem - contou com prefeitos e vereadores da Serra, empresários, deputados, representantes da Aeronáutica e lideranças regionais - também ficou definido que o grupo de trabalho será coordenado pelo prefeito de Canela, Cléo Port (PP), que já deu o seu recado ao observar que “o empreendimento não é um luxo, mas uma necessidade”. Segundo ele, a audiência despertou a consciência em todos os participantes de que o aeroporto é a garantia da manutenção da competitividade turística Estado. Em devidas aproximações com os órgãos ambientais - há quase duas décadas ainda não há definição em relação ao órgão ambiental que deverá licenciar o terreno - Ibama ou Fepam -, já que parte do local integra a Floresta Nacional (Flona).
IMPASSEA formação da equipe terá como principal intuito buscar um acordo jurídico para desemperrar a questão ambiental que vem impedindo o início das obras do empreendimento, cuja construção está prevista para acontecer em Canela. Para o presidente da Comissão, Fixinha, a intenção do grupo é encontrar uma saída rápida para o problema. “Não podemos mais esperar. O aeroporto é a chave de um novo futuro de desenvolvimento para o turismo da região’’, disse o parlamentar. “O que não pode é a comunidade da região estar há quase 20 anos esperando pelo empreendimento e nada acontecer’’,defendeu Fischer.
(
NH, 21/06/2007)