A Prefeitura de Novo Hamburgo foi o local da reunião ontem de representantes de municípios que integram o trecho 2 do Rio dos Sinos para agendar a fiscalização integrada dos órgãos ambientais no rio. O grupo definiu duas atuações para o mês de julho: uma delas será por terra, quando o foco será um dos arroios da região; e outra com embarcação para a fiscalização de lançamentos de efluentes e pesca predatório, entre outras ações irregulares.
Segundo o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Niro Afonso Pieper, “a fiscalização integrada ocorrerá no mínimo uma vez por mês”. O encontro cumpre mais uma etapa do calendário de reuniões dos municípios das bacias do Rio dos Sinos e Gravataí onde são discutidas políticas de recuperação e preservação dos mananciais.
Dos municípios que integram o trecho 2 do Rio do Sinos participaram representantes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Ivoti. O encontro contou com a participação da diretora de licenciamento e controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Elisângela Weber; do agente ambiental, André Breitenbach e do diretor do Verde, Arno Poisl. Segundo Poisl, o encontro foi importante para ajustes de conduta e procedimentos. A Corsan, de Canoas também esteve representada. A data do próximo encontro será sexta-feira, às 9 horas, no Centro Universitário La Salle, em Canoas.
(
NH, 21/06/2007)