A certificação EurepGAP, que habilita projetos pecuários a ofertar ao mercado frigorífico bovinos com os padrões de qualidade exigidos por varejistas da União Européia e permite a pecuaristas melhores ganhos na comercialização destes animais, foi conferida a duas fazendas de Mato Grosso. São elas: Fazenda Jaó da Robeca Participações LTDA, em Nova Xavantina, e Barra Agropecuária LTDA, em Barra dos Garças, certificadas com apoio do Programa SOMA, da Merial Saúde Animal, que assessorou os projetos quanto às exigências sanitárias do protocolo.
Com as concessões, já são quatro o número de fazendas certificadas para EurepGAP com o apoio do Programa SOMA. Por meio dele, as propriedades são assessoradas quanto às normas relacionadas à saúde e bem-estar animal, controle de resíduos e orientação sobre outras exigências, como segurança alimentar, responsabilidade social e ambiental. Recebem também o programa sanitário estratégico Personal Vet, criado pela Merial para fornecer total apoio técnico em sanidade de bovinos, em conformidade com as exigências do protocolo europeu.
A certificação EurepGAP é baseada nas regulamentações de boas práticas agrícolas (Good Agricultural Practices – GAP), que devem ser seguidas pelos produtores de carnes, frutas, vegetais frescos e flores.
(
Diário de Cuiabá / Amazonia.org, 20/06/2007)