Estação começa às 15h6min e terá massas de ar polar com maior freqüência Massas de ar frio mais freqüentes e chuva de menor intensidade esperam os gaúchos neste inverno. A temporada, no entanto, inicia hoje contrariando essa tendência: as máximas ficam entre 24°C e 27°C. Marcas mais baixas devem ser registradas em julho (veja quadro), quando se intensificará a entrada de massas de ar frio com deslocamento pelo continente, e não pelo oceano, o que contribui para que se mantenham frias. A freqüência será responsável pelo menor volume de precipitações.
- A temperatura abaixo da média é associada a entradas de massas de ar frio, que são mais secas - explica o meteorologista Fernando Nunes, da Central de Meteorologia.
O clima será influenciado pelo fenômeno La Niña, esfriamento das águas do Pacífico. A partir de agosto, a temperatura poderá ficar acima da média. Segundo estudo realizado pelo 8° Distrito de Meteorologia em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, o inverno, que se inicia às 15h6min, deve ter grandes variações na temperatura e na incidência de chuva, especialmente na comparação do mês de julho com o restante da temporada.
Cada entrada de massa de ar frio, conforme o meteorologista Flavio Varone, poderá provocar ocorrência de geada e há possibilidade de neve nos pontos mais altos. Hoje, o dia será de calor, com chuva na fronteira com o Uruguai. Amanhã, a precipitação se espalha por todo o Estado. A partir de domingo, a temperatura começa a cair com a entrada da primeira massa de ar frio deste inverno. Na segunda-feira, a mínima deve ficar entre 4°C e 7°C. Em Bagé, a previsão é de 2°C.
(
ZH, 21/06/2007)