Depois dos dias de frio intenso registrados em maio no Rio Grande do Sul, o inverno começa hoje com clima úmido e temperatura elevada para os gaúchos. As mínimas oscilam entre 18 e 19 graus e as máximas, entre 27 e 29 graus, conforme informações da MetSul Meteorologia. O frio, no entanto, deverá retornar ao Estado no próximo final de semana. A previsão é de que, no decorrer do inverno, ocorram ondas de frio extremo, além da redução do volume de chuvas. 'O calor está dentro da normalidade do comportamento do clima no Estado. Em 14 dos últimos 20 anos foi constatada temperatura acima dos 30 graus no mês de julho', afirmou ontem o diretor-geral da Metsul, meteorologista Eugenio Hackbart.
Segundo ele, os dias mais quentes no início deste inverno não significam que a expectativa de baixas temperaturas será modificada. O episódio de frio registrado em maio, enfatizou Hackbart, serve para demonstrar como o resfriamento do Oceano Pacífico pode induzir eventos extremos de baixa temperatura. Ele reforçou ainda que a chegada de nova massa de ar polar ao Estado provocará declínio acentuado da temperatura entre sábado e domingo.
O meteorologista lembrou que uma semana antes da histórica onda de frio de julho do ano 2000 os termômetros marcavam mais de 30 graus no início de julho no Estado. Em junho daquele ano, destacou ele, a máxima chegou a 32,8 graus na região Metropolitana de Porto Alegre. 'O mesmo ocorreu em 1996, quando fez 31,6 graus em junho na área metropolitana e o mês de julho teve frio intenso e prolongado. Em 1991, quando agosto registrou uma histórica onda de frio por sua grande intensidade, fez 30,2 graus em junho', afirmou Hackbart.
O meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito de Meteorologia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ressaltou que a temperatura manterá o padrão dos últimos anos no Rio Grande do Sul, com mínimas de 6 a 9 graus. Em regiões como a Serra, segundo ele, a mínima será menor, podendo registrar temperaturas negativas. A Secretaria Nacional de Defesa Civil fez alerta para riscos de temporais isolados, granizo e rajadas de vento de 50 a 70 quilômetros por hora, que podem atingir o Estado a partir de hoje. A população deve tomar cuidados para evitar as doenças mais comuns no inverno. Principalmente idosos e crianças estão suscetíveis a gripes, resfriados e suas complicações nesta época do ano.
(
CP, 21/06/2007)