Fiscais do Ibama e homens da polícia militar flagraram a devastação de uma floresta em Breu Branco, cidade localizada no sudeste do Pará. O proprietário é acusado de usar colonos para desmatar a área.
O crime ambiental foi descoberto durante uma vistoria realizada na fazenda Sapucaia, em uma parceria entre o Ibama e a Polícia Militar. A área possui aproximadamente 2.227 hectares, dos quais 380 já foram desmatados para fazer pastagem.
No local, os fiscais encontraram várias árvores derrubadas, algumas estavam cobertas pela vegetação. A maioria dos troncos era de castanheira, que tem a extração proibida por lei, e para o Ibama é um agravante do crime.
Além da madeira, também foram encontradas no local duas serras, duas espingardas com munição, cinco jabotis e quatro curiós. Os animais foram soltos.
Um total de 44 famílias estava vivendo na fazenda em condições degradantes. Os colonos afirmam que esperavam que a área pudesse ser transformada em assentamento. Enquanto isso, o proprietário pagava para que desmatassem a área.
O dono da fazenda foi notificado pelo Ibama e deve se apresentar na sede do Ibama, em Tucuruí (PA), ainda nesta semana.
(
G1, 20/06/2007)