Em reunião na tarde desta quarta-feira (20/06) com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) pediram o apoio da ANA para tentar impedir a implantação do aterro sanitário regional no distrito do Taboão. O encontro contou também com a presença do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Para sensibilizar para o perigo da instalação do aterro, Abe entregou documentos que retratam questões jurídicas, ambientais e sociais do empreendimento. Segundo ele, a instalação do aterro ignora determinações do Ibama e do Incra e pode implicar diversos prejuízos, como a contaminação do aqüífero Taubaté e de afluentes do rio Paraíba do Sul. “A população carioca, abastecida por esse rio, seria bastante prejudicada”, afirmou o prefeito.
Machado comprometeu-se a avaliar a competência e a autoridade da ANA para lidar com esse caso específico. “A partir de avaliações técnicas e jurídicas, poderemos definir como será a atuação da Agência”, resumiu o diretor-presidente da Agência.
(Ascom ANA, 20/06/2007)