A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta quarta-feira (20/06) alerta de baixa umidade do ar aos estados do Maranhão; Piauí; Bahia; Rondônia; Mato Grosso; Minas Gerais; Goiás; São Paulo; Mato Grosso do Sul; Tocantins e Pará e ao Distrito Federal.
Segundo a Sedec, até sexta-feira (22/06), a presença de uma massa de ar seco provocará baixos índices de umidade relativa do ar no centro e sul do Maranhão e do Piauí; no sul do Pará; em todas as regiões de Mato Grosso do Sul e de Tocantins e no estado de São Paulo, com exceção da região do litoral. A umidade relativa mínima do ar deve ficar abaixo de 30%.
Nesta quinta (21/06) e sexta-feira (22/06), a baixa umidade continuará baixa no centro-oeste da Bahia; no sul e centro de Rondônia; em Mato Grosso; em Goiás; no Triângulo Mineiro, centro, oeste e noroeste de Minas Gerais e no Distrito Federal. Nessas localidades, a umidade poderá ficar abaixo de 30% nos dois dias.
Nesse período de baixa umidade do ar, não são recomendadas atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas, especialmente entre as 14 e as 16 horas, quando os índices caem mais. É recomendável a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.
Além disso, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se não fazer fogueiras perto de matas e florestas. Alerta-se ainda os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios para que tenham atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e evitem jogar pontas de cigarro para fora dos veículos.
Os alertas preventivos emitidos para os estados de Rondônia, Piauí, Maranhão e Pará são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Informações do Inmet e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) serviram de base para os alertas enviados aos demais estados.
(Agência Brasil, 20/06/2007)