O ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, David Miliband, apontou nesta quarta-feira (20/06), os Estados Unidos como o "maior poluidor" ambiental do planeta, apesar de os dados do Escritório Ambiental holandês mostrarem que a China é o país que mais emite dióxido de carbono (CO2) à atmosfera. Miliband fez estas declarações em Londres, durante a apresentação de um site que calcula a quantidade de gás carbônico emitida por cada pessoa.
Essa máquina de calcular online, que utiliza dados reconhecidos pelo governo, também dá dicas de como reduzir as emissões de gases poluentes. Questionado sobre o impacto das emissões de gás carbônico da China na atmosfera, o ministro disse que passariam anos até que os níveis de poluição deste país pudessem se equiparar aos de nações como o Reino Unido e os EUA.
"Os chineses estão se industrializando muito rápido, mas, até depois de 2025, a quantidade de poluição que provocarem não poderá ser comparada com a produzida por países como os EUA e o Reino Unido nos últimos cem anos", disse. Segundo dados do Escritório Ambiental holandês, em 2006, pela primeira vez a China superou os Estados Unidos em emissões de CO2, liderando o ranking mundial de países que mais emitem gases poluidores, considerados a principal causa da mudança climática.
De acordo com os dados do escritório holandês, no ano passado, a China aumentou suas emissões de CO2 em 9% em relação a 2005, enquanto as dos EUA cresceram 1,4%. Miliband, no entanto, classificou os EUA como "o maior poluidor", e lembrou que é "absolutamente essencial" que este país "participe" dos esforços para reduzir poluição do meio ambiente. Embora nos EUA exista "uma crescente consciência" de que é preciso mudar alguns, os americanos "ainda não o fizeram", destacou o ministro.
(Efe, 20/06/2007)