Uma denúncia anônima levou a Polícia Rodoviária Federal a evitar um crime ambiental na tarde de ontem (19/06), em Lages, na Serra Catarinense. O motorista de um caminhão e a empresa proprietária do veículo foram autuados.
Por volta das 14h, uma pessoa telefonou ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para comunicar que havia um caminhão prestes a despejar uma grande quantidade de lixo em um terreno baldio às margens da BR-282, em pleno perímetro urbano, no Bairro Frei Rogério.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e encontrou o Volkswagen 15.180, com placas de Lages, carregado com 26 tambores cheios de areia de fundição. Havia também restos de estopa com óleo diesel e solvente. O material é poluente e, se chegasse a ser despejado no terreno, já castigado há cerca de três anos pelo lixo, comprometeria o solo e o lençol freático, uma vez que o local fica a menos de 50 metros de uma Área de Preservação Permanente (APP), com banhado.
Um representante da empresa disse ter autorização para depositar o material no terreno, mas não apresentou nenhum documento nem soube dizer quem é o proprietário da área. O condutor do caminhão foi multado em R$ 85.
Como o material não chegou a ser despejado, a empresa será autuada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por transporte ilegal de lixo.
(Diário Catarinense, 20/06/2007)