O comércio de produtos que contenham pele ou pêlos de cães e gatos será proibido na União Européia (UE), após uma série de pedidos públicos para que a prática fosse declarada ilegal. Membros do Parlamento Europeu aprovaram a proibição por maioria esmagadora. A medida ainda precisa ser ratificada pelos governos nacionais antes de entrar em vigor em 2009.
A Comissão Européia, braço executivo da UE, informa que couro e pêlos de cães e gatos podem ser encontrados em algumas peças de roupa, acessórios e brinquedos à venda no mercado continental, seja sob o disfarce de algum outro tipo de material ou ocultos no interior do produto. Quinze países-membros da UE já têm leis nacionais sobre o assunto, com normas que variam da proibição de se criar cães e gatos para abate à proibição da importação dos produtos, passando pela simples exigência de discriminação no rótulo.
Ativistas alegam que milhões de animais são criados pela pele, principalmente na Ásia. O grupo de defesa dos direitos dos animais Humane Society International afirma ter descoberto um esquema de produção de pele de cães e gatos na Repúblia Checa, em 2005. O país é membro da UE desde 2004.
(Associated Press, 19/06/2007)