Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fecharam nesta terça-feira (19/06), por duas horas, a entrada do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, que dá acesso às Cataratas do Iguaçu. Durante o protesto, cerca de 300 turistas que estavam no local foram impedidos de entrar no parque.
A manifestação foi um protesto contra a Medida Provisória 366, que dividiu o Ibama e criou o Instituto Chico Mendes. A MP foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados na semana passada e ainda deverá passar pelo Senado.
Os 93 servidores do Ibama que participaram do protesto fecharam a bilheteria e o portão por onde passam os carros. Segundo a assessoria da Asibama (Associação Nacional dos Servidores do Ibama), os turistas eram abordados pelos funcionários, que explicavam o motivo do protesto.
A manifestação também foi uma forma de sensibilizar o Senado, que deverá apreciar a MP 366. No final, servidores e alguns turistas fizeram uma roda em frente ao parque como um abraço simbólico.
MP 366
Pela texto da MP 366, o Instituto Chico Mendes será responsável pela política nacional de unidades de conservação ambientais, enquanto o Ibama vai cuidar especificamente dos licenciamentos ambientais.
A MP foi contestada por funcionários do Ibama que fizeram greve em protesto contra a divisão do órgão. Os servidores são contrários à mudança por considerarem que o Instituto Chico Mendes evidencia a suposta tentativa do governo de pressionar o órgão a acelerar a concessão de licenças ambientais.
(Folha online, 19/06/207)