Prêmio Fapergs 2007 tem apoio da Copesul
copesul
2007-06-20
Um dos mais tradicionais prêmios de pesquisa do Rio Grande do Sul tem este ano o apoio de uma das empresas que mais incentivam a produção científica do Estado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Companhia Petroquímica do Sul (Copesul) se unem no Prêmio Fapergs 2007, que terá três modalidades: Prêmio Pesquisador Destaque, Prêmio Mérito Sylvio Torres e Prêmio Copesul Ambiental. "Nossa idéia é divulgar a produção científica do Estado destacando os pesquisadores que vêm obtendo sucesso e reconhecimento em suas respectivas áreas", diz o diretor científico da Fapergs, Carlos Sampaio. O evento de lançamento da edição 2007 do Prêmio Fapergs será no dia 20 de junho, nas dependências da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Av. Borges de Medeiros, 1501 - 7º andar), a partir das 11h.
Com o objetivo de destacar pesquisadores que tenham contribuído para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul, o Prêmio Fapergs divide-se em três modalidades. O Prêmio Pesquisador Destaque será dado a um pesquisador que na última década tenha destacado-se em cada uma das treze áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fapergs: Arquitetura e Urbanismo, Artes e Letras, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde, Economia e Administração, Educação e Psicologia, Engenharia, Física e Astronomia, Geociências, Matemática, Estatística e Computação e Química. Já o Prêmio Mérito Sylvio Torres – em homenagem ao médico veterinário gaúcho que se destacou no desenvolvimento de medicamentos e estudos para melhorar a produtividade dos rebanhos - é dado a um único pesquisador, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído de forma extraordinária para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado. Completando a premiação instaura-se este ano o Prêmio Copesul Ambiental, concedido a um pesquisador ou instituição que tenha se destacado nos últimos dez anos em ações sobre o tema "Água: Preservação dos Mananciais, Consumo, Reuso ou Qualidade".
As indicações podem ser realizadas a partir de 20 de junho até o dia 10 de agosto, remetidas pelo correio ou entregues na sede da Fapergs, e podem ser feitas por universidades ou instituições de ensino superior e de pesquisa, unidades, departamentos ou programas de pós-graduação de universidades e instituições de ensino superior e de pesquisa, centros de pesquisa reconhecidos pelo CNPq, instituições de representação profissional, conselhos, sindicatos ou associações, bem como fundações de direito público ou privado e, ainda, por instituição reconhecidamente atuante na área de pesquisa e desenvolvimento. A comissão julgadora será formada por membros do conselho da Fapergs e pesquisadores de reconhecida competência. Todos os agraciados receberão premiação em dinheiro e um troféu relativo ao prêmio, em cerimônia a ser realizada no próximo dia 26 de setembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
(Por Nave - Design e Assessoria de Comunicação, 18/06/2007)