O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais Eduardo de Lima Veiga e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Saltz, estiveram reunidos nesta segunda-feira (18/06) com representantes do Comando Ambiental da Brigada Militar. Eles entregaram ao Comando um ofício em que explicitam a preocupação do Ministério Público quanto à sua possível extinção, além de demonstrar o reconhecimento pelo trabalho que vêm sendo prestado por ele à Instituição. Também participaram do encontro os promotores de Justiça Gustavo Munhoz, Ana Marchesan e Anelise Stifelman.
Eduardo Veiga explica que o Ministério Público é favorável à manutenção pela parceria que vem sendo realizada e pelos “relevantes serviços prestados pelo Batalhão”. A preocupação maior é com os prováveis danos à fiscalização, uma vez que o desmantelamento dos comandos especializados resultará na redução do efetivo de campo. “Some-se a isso a precariedade estrutural dos demais órgãos estaduais e federais de fiscalização ambiental e o prejuízo será ainda maior”.
O Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, Cel. Péricles Brasil Álvares, ressaltou a importância da manifestação dos representantes do Ministério Público. “Ela poderá vir a subsidiar a tomada de futura decisão do Comando Geral da corporação, por isso é importantíssima”.
(Por Ricardo Grecellé, Ascom MP-RS, 19/06/2007)