Em atendimento a uma Ação Civil Pública, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo, Transporte e Trânsito e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou o fechamento do canal de drenagem, que fora aberto na Lagoa do Moinho, na localidade do Inhame. Esse canal vinha prejudicando os níveis do aqüífero freático e das águas superficiais, bem como os ecossistemas da área, conforme laudo técnico apresentado no processo.
“A Lagoa do Moinho é uma importante reserva ambiental devendo ser preservado o seu manancial de água doce que, num futuro próximo será muito importante como fonte de abastecimento de água para a comunidade nortense. Essa fonte vinha se esgotando pela ação antrópica naquele local”, assinalou a secretária.
“Deve ser salientado, disse Marli Regina Machado, que a Prefeitura Municipal não foi a responsável pela abertura do dreno e, que em oportunidade anterior, tentou administrativamente fechá-lo, sem êxito, o que agora aconteceu considerando o respaldo judicial”.
(
Jornal Agora, 19/06/2007)