Mesmo com o pouco tempo de vida, eles sabem que o leão, o elefante e o cachorro não maltratam o meio ambiente. Os cerca de 400 alunos da Educação Infantil das séries iniciais e da classe especial do Instituto de Educação Olavo Bilac aprenderam que o único capaz de fazer essas maldades é o homem. Para que eles não sigam o mau exemplo, cinco colegas do curso normal (antigo magistério) resolveram dar continuidade a um trabalho que teve início no ano passado. Elas reativaram um clube de ecologia, que mostrará a importância de conscientizar os pequenos: são os Amigos da Natureza.
Ontem à tarde, a criançada se reuniu no pátio da escola para participar da retomada do clubinho, que, em 2006, plantou árvores. Por causa do terreno inadequado, as mudas não sobreviveram.
As meninas da 4ª série mostraram uma coreografia sobre o perigo da falta de água potável. Em seguida, veio a peça Margarida Friorenta, com a história de uma flor que passava frio e recebeu o carinho de amigos para se aquecer.
Para uma das idealizadoras do projeto, Gabriela Ritter, 36 anos, mostrar que as mudanças podem ser feitas no dia -a-dia, melhorara a consciência ecológica.
(Por Homero Pivotto Jr.,
Diário de Santa Maria, 19/06/2007)