Organizações dos movimentos sociais de El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Belize, Panamá, Honduras, México e Estados Unidos convocam as comunidades urbanas, indígenas e camponesas, organizações e movimentos sociais da mesoamérica para o IV Encontro Mesoamericano da Rede Latino-americana contra as Represas e pelos Rios, suas Comunidades e a Água (REDLAR).
O encontro será realizado em Nova Concepção, Chalatenango (El Salvador), entre os dias 19 e 22 de julho. As inscrições de participação devem ser apresentadas o mais tardar até hoje (15). Ademais dos movimentos sociais dos países que convocam, haverá a presença de organizações de Cuba, Colômbia e República Dominicana. O IV Encontro Mesoamericano busca potencializar as coordenações e as alianças do movimento mesoamericano anti-represas para buscar alternativas a partir das comunidades que incidam nas políticas públicas energéticas da região.
Os objetivos específicos de Encontro são: compartilhar informações e experiências de resistências em torno das lutas contra as represas; compartilhar experiências de implementação de projetos de energia alternativa e de água nas comunidades; realizar um diagnóstico e avaliação do avanço da Redlar na Mesoamérica; e delinear as linhas estratégicas de ação da Mesoamérica para o seguinte período. Os organizadores pedem que os participantes que levem materiais para compartilhar: mantas, letreiros, cartazes e os diagnósticos por país.
(
Adital, 15/06/2007)