Está criado no Rio Grande do Sul o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Criado por decreto da governadora Yeda Crusius na última sexta-feira (15/06), o Fórum destina-se a promover discussões e propor ações relacionadas às mudanças climáticas globais, envolvendo os setores de energia, transporte, indústria, agricultura, irrigação, silvicultura e tratamento de resíduos.
Apesar de apresentar uma economia dependente das condições climáticas, o RS ainda não possui um sistema estruturado e integrado para o acompanhamento climatológico. O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas surge da necessidade de o Estado se preparar para as possíveis alterações no meio ambiente, provenientes das modificações do clima, e apresentar políticas públicas relativas à questão. Também existe a necessidade do atendimento de compromissos nacionais e internacionais sobre o tema.
Entre outras tarefas, compete ao Fórum elaborar e manter um banco de dados sobre as condições climáticas do Estado e suas alterações, avaliar e monitorar o impacto das mudanças globais do clima no RS, propondo ações estratégicas permanentes.
O órgão será constituído por representantes de secretarias estaduais, instituições científicas públicas e privadas e entidades da sociedade civil.
(Por Jussara Pelissoli, Assecom Sema RS, 18/06/2007)