Uma multidão com mais de duzentos pescadores cercou no último sábado(16/06), no distrito de Acaú/Pitimbu, Estado da Paraíba, equipe do plano emergencial de fiscalização da pesca da lagosta. O grupo, instigado por armadores insatisfeitos com as novas regras estabelecidas para a pesca do crustáceo a partir deste ano, fez ameaças e retirou os fiscais do veículo. Visivelmente embriagados, os vândalos chegaram a tombar a viatura do Ibama e incentivavam outros manifestantes a queimá-la.
Os fiscais negociaram a liberação do veículo com lideranças da comunidade, o que não foi aceito pelos vândalos embriagados. Com a chegada da Polícia Federal e a Polícia Militar da Paraíba, os agentes do Ibama conseguiram recuperar o veículo e percorrer três quilômetros até a saída da cidade em alta velocidade com os pneus furados e sendo apedrejados pela multidão.
O veículo da equipe de fiscalização foi periciado pela Policia Federal. que procura identificar os líderes do movimento contra os fiscais do Ibama. Eles podem ser responsabilizados criminalmente por vandalismo e dano ao patrimônio público.
As novas regras para a pesca da lagosta foram amplamente discutidas no âmbito do Comitê de Gestão da Sustentabilidade da Lagosta cuja composição inclui representantes da federação dos pescadores. O Governo Federal adotou as medidas visando à recuperação dos estoques da espécie e à continuidade da atividade que gera renda a milhares de pescadores no país.
Segundo o coordenador da fiscalização da pesca na Paraíba, Jaime Costa, “apesar da pressão de grupos que insistem em a pescar na ilegalidade, o trabalho da fiscalização que vai continuar, por mar, terra e ar”.
(Por Ascom/Ibama/Sede, 18/06/2007)