O embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, ressaltou nesta segunda-feira (18/06) a importância da implantação da TV digital e da transferência de tecnologia brasileira para o Japão na produção do etanol. Shimanouchi participou, na Câmara dos Deputados, do seminário para o lançamento oficial do Ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. "O etanol e a parceria digital são os caminhos mais promissores da cooperação entre o Brasil e o Japão neste início de século 21", avaliou.
Shimanouchi destacou ainda outros pontos da economia em que há integração entre os dois países. Ele citou como exemplo a indústria da moda e lembrou que a exportação do setor de moda brasileira para o Japão cresceu 400% entre 2001 e 2006. No caminho inverso, lembrou que a cultura e a culinária japonesas são muito difundidas no Brasil.
Para o embaixador, a importância da atuação do Brasil na política internacional é crescente. "A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última reunião do G-8 é uma prova do crescimento da importância do Brasil nesse cenário", reforça.
O primeiro-secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), manifestou esperança de que o ano de 2008 represente a consolidação da integração econômica e cultural entre os dois países. "Esperamos poder redobrar nossas transações e nosso intercâmbio."
Agricultura
O presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, deputado Takayama (PAN-PR), destacou a importância da imigração japonesa para a agricultura no Brasil. Ele lembrou que os japoneses foram para a Amazônia, onde contribuíram para a produção de borracha e para a plantação de pimenta no Pará.
Takayama ressaltou, porém, que a principal contribuição foi para a produção cafeeira, nos estados de São Paulo e Paraná, e de soja no Cerrado. "O povo japonês fez do Cerrado, uma terra que era considerada improdutiva, um grande produtor de soja. Se a China é hoje um dos nossos maiores compradores, não podemos esquecer que a produção de soja do Cerrado começou com a mão-de-obra japonesa."
O deputado salientou ainda a importância do intercâmbio entre os dois países, já que o Brasil tem minérios e produtos agrícolas para oferecer ao Japão e pode contar com a tecnologia de ponta daquele país. "O Japão pode transferir tecnologia de ponta para nossas universidades. A transformação dos Cefets [Centro Federal de Educação Tecnológica] em universidades tecnológicas será importante nessa parceria."
O secretário-geral do grupo, deputado Paes Landim (PTB-PI), ressaltou o legado dos japoneses para a cultura brasileira. Segundo ele, o mais importante que os brasileiros aprenderam com os nipônicos foi a cultura da disciplina e a valorização do trabalho. Landim lembrou que em 1995 houve o centenário do primeiro tratado de amizade entre os dois países.
Emigração para o Japão
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Massami Uyeda destacou a migração brasileira para o Japão ao lembrar que hoje já vivem 300 mil brasileiros no país, que contribuem tanto para a economia japonesa quanto para a brasileira. O ministro ainda enfatizou que os brasileiros que vivem no Japão enviam anualmente cerca de 2 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 4,1 bilhões) para o Brasil. "Essa integração não poderia passar despercebida. Temos que celebrar nossa parceria."
Depois das palestras, houve apresentações musicais e de grupos de dança e de artes marciais.
Agenda
O seminário promovido pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão prossegue nesta terça-feira (19/06) no auditório Nereu Ramos, a partir das 15 horas. Está prevista a participação da diretora do Departamento da Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Regina Maria Cordeiro Dunlop; do diretor do Departamento da Ásia e Oceania II do ministério, ministro Francisco Mauro Brasil de Holanda; e do presidente e vice-presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, respectivamente Kokei Uehara e Jorge Yamawaki.
Às 10 horas haverá sessão solene no plenário Ulysses Guimarães sobre a imigração japonesa.
(Por Adriana Resende, Agência Câmara, 18/06/2007)