Cerca de 150 barcos com aproximadamente 400 pescadores bloquearam, nesta segunda-feira (18/06), o acesso ao cais da Ilha de Paquetá, na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. Os manifestantes impediram, por cerca de 1 hora e 20 minutos, que uma barca carregada de passageiros atracasse no local. A Capitania dos Portos coordenou o afastamento dos pescadores e o atraque da barca de passageiros aconteceu por volta das 12h40. A informação é da Globonews.
Os pescadores protestam contra a instalação de dutos pela Petrobras, que estaria afetando a pesca na região. Eles querem que a companhia apresente o planejamento que está sendo realizado para que as colônias de pesca não sejam atingidas com as obras.
Os pescadores partiram às 10h da orla de Magé, na Baixada Fluminense, com destino à Ilha D'Água, próxima à Ilha do Governador, na Baía de Guanabara.
Os pescadores alegam que a atividade tem prejuízos com a instalação dos dutos. As obras estariam provocando a escassez de peixes. Os manifestantes relembram o desastre ambiental ocorrido 2000, quando óleo da Petrobras vazou na Baía.
Os manifestantes pretendem cercar a Ilha D'Água, onde a empresa mantém estoque e dutos de combustível. Foi justamente um destes dutos que se rompeu em 2000, lançando o material na Baía.
(Site do Terra/ O Dia, 18/06/2007)