O metrô ganhou uma novidade. Está funcionando o Trem Ambiental, que circula depois do encerramento da operação comercial para recolher o lixo das estações. O material é entregue depois às prefeituras, que os distribui às cooperativas de reciclagem conveniadas. A coleta ocorre duas vezes por semana, nas segundas e quintasfeiras, no término da operação comercial, por volta da meia-noite.
O Trem Ambiental passa pelas estações de Porto Alegre e Canoas recolhendo o lixo seco acumulado e separado corretamente. De acordo com a empresa, o material é encaminhado para um galpão de resíduos, no pátio da Trensurb e, após, recolhido pelo Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre, que tem a tarefa de repassar o lixo para cooperativas de reciclagem conveniadas com a Trensurb.
Nas Estações São Leopoldo, Unisinos, Esteio e Luiz Pasteur, as Secretarias do Meio Ambiente de São Leopoldo e Esteio se encarregam de fazer a coleta porque a Trensurb se associou ao Programa Socioambiental dessas prefeituras, visando à
geração de trabalho e renda e à redução dos impactos ambientais, através da reciclagem de materiais.
A primeira coleta seletiva compartilhada nas Estações Unisinos e São Leopoldo ocorreu na segunda-feira, 4. Para que a coleta seja reconhecida e aceita pelos usuários do metrô, o Grupo de Gestão Ambiental busca a conscientização por meio de cartazes e mensagens sonoras nas estações e dentro dos trens. Em breve, durante a viagem, entre uma estação e outra, os passageiros irão ouvir frases como esta: “Senhores usuários, participem da Campanha da Coleta Seletiva do Lixo. Colaborem!” Até o final do mês, cerca de uma tonelada de lixo seco terá sido recolhida em todas as estações.
(
Diário de Canoas, 17/06/2007)