Os cerca de 100 mil moradores da zona urbana de Bagé passaram a ter 16 horas de abastecimento ininterruptos. O Departamento de Água e Esgoto (Daeb) da cidade informou sexta-feira que as chuvas, que totalizaram 136 milímetros do início de junho até agora, foram suficientes para a redução do racionamento em 50%. O período sem água agora será das 22h às 6h.
A barragem Sanga Rasa, maior da cidade, está 2m70cm abaixo do normal. Em abril de 2006, quando foi desativada, chegou a estar 11 metros abaixo do nível ideal. O racionamento começou em dezembro de 2005 e chegou a provocar até 18 horas sem água. A partir desta semana, todos os bairros serão abastecidos de forma igual por 16 horas diárias.
- Antes, a cidade estava dividida em três setores. Agora, racionamos num mesmo período para todos - diz a diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena. Estefanía observa que nos primeiros dias de alteração pode haver deficiências no abastecimento. O Daeb monitorará o consumo de água e a ocorrência de chuvas. Pode haver nova mudança no horário.
(
ZH, 18/06/2007)