Alicença ambiental autorizando a construção de um viaduto no acesso principal de Sapucaia do Sul foi emitida ontem pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). A obra, que compreende os quilômetros 252 e 253 da BR- 116, no entroncamento com a Avenida Lúcio Bittencourt, está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, mas ainda necessita de aprovação para licitação.
Segundo o prefeito Marcelo Machado, a aprovação da licença é motivo de comemoração, já que o município busca essa construção há mais de dez anos. “Esse primeiro passo nos dá esperanças de conseguir o tão esperado projeto, que dará uma nova cara à cidade e beneficiará toda a região”, diz ele, que agora espera pela aprovação da obra para abertura da licitação e liberação da verba. O viaduto está orçado em R$ 25 milhões e deverá estar concluído em até dois anos após o início da obra.
A expectativa é de que até o final de julho a licitação possa ser aberta. “Se conseguirmos, acredito que até o final do ano se possa iniciar a construção.” Apesar disso, ele diz que a ordem agora é esperar. “O projeto é antigo, mas o processo de licenciamento se iniciou em março deste ano.
Com o empenho do Denit, conseguimos a licença rapidamente. Não pretendemos nenhuma movimentação política para apressar o processo. Isso só será feito se a aprovação demorar muito.” Além de facilitar o acesso à cidade, com o viaduto será possível eliminar as sinaleiras existentes no local. Hoje, quem sai de São Leopoldo para Sapucaia, pela BR-116, precisa passar pelo pórtico de entrada do município, seguir até o viaduto da RS-118 e retornar pela BR-116 até o acesso principal.
(
VS Digital, 15/06/2007)