A Campanha do Agasalho "Plante Solidariedade: Mais Calor Humano, Menos Aquecimento Global", desenvolvida pela Assembléia Legislativa com a participação do Ministério Público e Poder Judiciário, além do Comando Militar do Sul e da Defensoria Pública e que se junta à campanha do Governo do Estado, já distribui mais de 3 mil mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul. A informação é do presidente do Parlamento gaúcho, deputado Frederico Antunes. Para participar, basta levar um agasalho, um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó num dos postos credenciados para trocar por uma muda.
Neste domingo, Antunes esteve no Brique da Redenção, em Porto Alegre, onde a Assembléia Legislativa montou uma barraca para a troca de agasalhos por mudas nativas. "A repercussão da campanha tem sido excelente. As empresas de florestamento, através da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), forneceram inicialmente 20 mil mudas, mas certamente a demanda será maior, de acordo com os primeiros dias da campanha", afirmou.
Conforme o presidente do Legislativo, o objetivo da campanha é despertar a consciência, principalmente, dos jovens para a importância do meio ambiente e da solidariedade. Frederico Antunes também salientou a união de esforços à Campanha do Agasalho promovida pelo governo estadual.
No Brique da Redenção, no posto instalado pela Assembléia, a população recebeu mudas de ipê roxo, pitangueira, cerejeira e jaboticaba, entre outras espécies. "É uma iniciativa muito importante, porque além de ajudar as pessoas mais necessitadas, estimula todos ao plantio e a recuperar a falta de cobertura vegetal que existe no planeta", afirmou o contabilista Donato dos Reis, de 46 anos, que doou duas camisas de pelúcia, duas calças jeans e três abrigos infantis, ao lado da mulher e das duas filhas.
Um dos coordenadores da campanha da Assembléia Legislativa, Luiz Carlos Leivas Mello, destacou que a doação de leite em pó se constitui num dos maiores desafios. "Juntamente com fraldas e roupas infantis, o leite em pó é fundamental para que as crianças mais necessitadas passem pelo inverno sem sofrer seus efeitos", afirmou.
As doações de roupas e alimentos poderão ser feitas em postos localizados na Assembléia Legislativa, no Palácio Piratini, Palácio da Justiça, Central de Doações do Centro Administrativo do Estado, Ministério Público e Centro Vida (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132). As prefeitura também estão credenciadas a receber os donativos
(Por Gilberto Jasper, Agência de Notícias AL-RS, 15/06/2007)