Santa Maria discute zoneamento da silvicultura em audiência pública
zoneamento silvicultura
silvicultura
2007-06-16
Cerca de 1200 pessoas debateram calorosamente a proposta de Zoneamento da Silvicultura elaborada pelos técnicos da Fepam, durante audiência pública organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam, na noite de quinta-feira (14/06), no Centro Desportivo de Santa Maria.
Representantes da cidadania, ONGs, universidades, poder público, trabalhadores e empresários se manifestaram com entusiasmo durante os debates, posicionando-se ora favoravelmente à proposta da Fepam, ora de forma contrária. Os debates duraram cerca de cinco horas, encerrando-se na madrugada de sexta-feira (15). Todas as propostas apresentadas poderão ser entregues por escrito na Central de Atendimento da Fepam (Rua Carlos Chagas, 55 térreo, Porto Alegre) ou pelo e-mail faleconosco@fepam.rs.gov.br em até 10 dias após a realização das audiências.
As duas primeiras audiências ocorreram em Pelotas no dia 11 e em Alegrete no dia 13. A última se realizará em Caxias do Sul, no dia 19 (terça-feira), tendo por local o Salão Paroquial da Igraja Imaculada Conceição (Salão dos Capuchinhos), localizado à rua General Sampaio, 189, bairro Rio Branco. A proposta de Zoneamento Ambiental da Silvicultura da Fepam dividiu o Estado em 45 Unidades de Paisagens, conforme as características homogêneas geológicas, hidrológicas, fauna, flora, etc.
Todas as sugestões apresentadas nas audiências públicas serão sistematizadas em um prazo de 30 dias e depois encaminhadas ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que irá debater e analisar todo o material para enfim definir, ainda neste ano, o Zoneamento Ambiental da Silvicultura a ser adotado no Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram coordenados pelo chefe do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam, arquiteto Manoel Eduardo de Miranda Marcos, com a presença da diretora-presidenta Ana Pellini e do secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires..
O trabalho foi apresentado pelas técnicas da Fepam, engenheira florestal Sílvia Pagel; geógrafa Lílian Ferraro; arquiteta Ana Rosa Bered e pelos técnicos da Fundação Zoobotânica, geógrafa Arlete Pasqualeto e biólogo Ricardo Aranha. Estiveram presentes vereadores, prefeitos, lideranças civis, os deputados estaduais Nelson Härter, RonaldoZülke, Elvino Bohn Gass, e o deputado federal Luiz Carlos Heinze.
(Por Eliane do Canto, Fepam, 15/06/2007)