Depois de estar até 11 metros abaixo do nível normal e ser desativada em abril do ano passado, o reservatório da Sanga Rasa começa a se recompor.
A pancada de chuva que caiu na noite de quarta-feira acrescentou mais de 10 milímetros aos 96,25 registrados desde o início do mês. A Sanga Rasa, que havia subido mais de dois metros por conta da chuva ocorrida no início da semana, teve mais 45 centímetros de acréscimo ontem. Agora, faltam só 3,30 metros para que a barragem atinja seu nível normal.
Conforme a assessoria de imprensa do Daeb, mesmo se a Sanga Rasa atingir sua normalidade, assim como os reservatórios do Piray e Emergencial, existe um tempo hábil para que a barragem se recupere totalmente da seca que enfrentou. Sobre a possibilidade de mudança no tempo diário de racionamento, nos próximos dias uma equipe do Daeb deve se reunir para tratar sobre o assunto.
CicloneConforme o site meteorológico Tempo Agora, nesta madrugada uma área de baixa pressão se formou entre o Rio Grande do Sul e a Argentina e será a responsável por chuvas fortes no centro-sul gaúcho, principalmente na fronteira com o Uruguai. Porém, a chuva não é a previsão mais grave.
Ventos gerados por esse sistema podem chegar a 100km/h na manhã de hoje no oeste do Estado. Ao longo do dia, rapidamente esta área de baixa pressão deve se deslocar sobre o Rio Grande do Sul e alcançar o oceano no fim da tarde. Forma-se, então, um ciclone, e os ventos no mar também alcançam os 100km/h com bastante agitação marítima. Mas atenção, este é um ciclone extratropical, muito comum na costa brasileira, e não um fenômeno tal como o Catarina, furacão que atingiu a costa do Brasil em 2004.
SmauEm virtude da chuva, a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas está atuando na desobstrução de bueiros e bocas de lobo e em situações de caráter emergencial ocasionadas pelo acúmulo de lixo. O titular da Smau, Elói Thomas, salientou que as situações de emergência devem ser informadas através da secretaria pelo telefone 3240 5181.
Previsão do tempoO site Climatempo prevê que o dia de hoje seja nublado com chuvas de até 20 milímetros pela manhã. À tarde não chove mais, mas o tempo não abre. Já o sábado será ensolarado, apesar do dia amanhecer com geada depois de uma noite de céu limpo e temperatura que deve chegar a 0ºC. No domingo se repete a mesma previsão de sábado. O tempo só volta a mudar na segunda-feira, que terá sol e aumento de nuvens de manhã, e pancadas de chuva à tarde e à noite.
(Por Dora Beledo Silveira,
Minuano, 15/06/2007)