Um ciclone extratropical deverá se formar no Atlântico, na costa do Uruguai, no decorrer do dia de hoje, provocando rajadas de vento forte tanto no Uruguai como no Litoral Sul gaúcho. O alerta é do meteorologista Eugênio Hackbart, da Metsul Meteorologia. Ele destacou que os ventos serão mais intensos no Sul do Estado e no Centro-Leste. A previsão é de que as rajadas sejam superiores a 80 km/h na costa do Uruguai e do RS, chegando a ficar entre 60 e 80 km/h nas demais regiões, entre hoje e sábado.
O meteorologista observou que o mar ficará agitado, com possibilidade de ressaca na praia. 'Amanhã, também ocorre o deslocamento de frente fria sobre o Estado em direção a Santa Catarina, provocando chuva forte, de curta duração e seguida de declínio acentuado da temperatura.' Segundo Hackbart, a frente fria se desloca hoje e o ar frio chega ao Estado até o dia de amanhã.
Em Porto Alegre, a temperatura deverá ficar entre 5 e 7 graus na madrugada de sábado e de domingo. Na Campanha, a previsão é de 0 e 3 graus, e na Serra, assim como nos Aparados, ficará entre 2 e 5 graus nas madrugadas de sábado e de domingo. 'O ingresso do ar frio seco deverá garantir tempo claro com sol e frio no final de semana', acrescentou o meteorologista. Um aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontava condições favoráveis à ocorrência de chuvas moderadas a fortes, no Centro e no Sul do Estado, até as 23h de hoje. O Inmet enfatiza ainda condições meteorológicas favoráveis a ventos fortes. A velocidade dos mesmos ficará entre 40 km/h e 60 km/h, com rajadas de vento que podem chegar a 100 Km/h no Leste, no Sul e no Centro do RS, hoje e sábado.
(
CP, 15/06/2007)