No quarto dia de viagem pelo Rio São Francisco, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, visitou nesta quinta-feira (14/06) os municípios de Ibotirama e Barra, no oeste da Bahia. Em Ibotirama, anunciou obras de dragagem para aumentar a navegabilidade do rio, conforme afirmou na quarta-feira (13/06) em entrevista.
Depois, no município de Barra, visitou o Campo de Provas Experimental da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Ele lançou na cidade obras de infra-estrutura, como construção de redes de esgoto, e de revitalização do rio, como combate à erosão e recuperação das matas ciliares (aquelas que crescem na margem).
No final da tarde de quinta-feira (14/06), o ministro seguiu viagem para Petrolina (PE) e Juzeiro (BA). As cidades fazem parte do roteiro Travessia para o Futuro, com o objetivo de divulgar ações de revitalização do São Francisco.
Geddel esteve na quarta-feira (13/06) em Bom Jesus da Lapa, a 134 quilômetros de Ibotirama, e se comprometeu a liberar, até 2010, R$ 390 milhões para obras de infra-estrutura na Bahia.
(Por Isabela Vieira, Enviada especial/Agência Brasil, 14/06/2007)