Outras três pessoas foram detidas por posse ilegal de diamantes nesta quinta-feira (14/06) em Rondônia. As prisões ocorreram após o depoimento de uma policial rodoviária federal, presa em flagrante com mais de 118 pedras durante uma blitz na BR-364, que liga os estados de Rondônia e Mato Grosso.
Segundo o delegado da Polícia Federal (PF) Rodrigo Carvalho, a policial denunciou essas três pessoas durante o depoimento. Elas vivem no município de Espigão do Oeste, na região da reserva indígena Roosevelt, de onde são extraídos os diamantes. Todos são suspeitos de estarem envolvidos com o contrabando das pedras.
“Ela [a policial] confessou que havia comprado as pedras de uma pessoa na cidade e que estava hospedada na casa de outros dois revendedores de diamantes”, contou Carvalho. Agentes da Polícia Federal foram ao local indicado e encontraram mais 70 pedras de diamante e R$ 80 mil em dinheiro.
Quatro acusados de participar do esquema - além dos presos, uma outras pessoa que estava com a policial - foram encaminhados para o presídio de Pimenta Bueno, outro município da região da reserva.
A policial foi submetida a um exame de raio-X que comprovou a ingestão de diamantes. “São cerca de 30 a 40 pedras. Ela só será levada para custódia da Polícia Rodoviária Federal em Porto Velho após expelir os diamantes”, explicou o delegado.
(Por Luana Lourenço,
Agência Brasil, 14/06/2007)