O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que buscará recuperar a Marinha Mercante e também defendeu a energia nuclear como forma de suprir a demanda por energia para garantir o crescimento do país. Ao inaugurar a plataforma P-52, Lula disse "não tem explicações um país do tamanho do Brasil, que exporta de 150 a 170 bilhões de dólares por ano não ter uma Marinha Mercante poderosa".
Lula comentou a possibilidade de construção a terceira usina nuclear do Brasil - Angra 3. "Para gente crescer acima de 5%, nós vamos ter de dizer aos investidores que não vai faltar energia no Brasil a partir de 2012. E não tem nenhum sentido. A energia nuclear é uma energia limpa, não polui, portanto não vai causar efeito estufa no planeta terra. A tecnologia do Brasil é perfeita. Posso dizer para vocês. Nunca acontecerá no Brasil o que aconteceu em Chernobyl", disse.
O acidente nuclear de Chernobil ocorreu em 1986 na Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Foi considerado o pior acidente da história da energia nuclear. A plataforma, semi-submersível, batizada nesta quinta-feira (14/06), custou US$ 1 bilhão à Petrobras e deve entrar em operação em setembro deste ano, com capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo por dia.
(Por Ana Paula Marra, Agência Brasil, 14/06/2007)