Foi realizado nesta quinta-feira (14/06) o terceiro painel do seminário que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza para discutir a agenda ambiental do Congresso. O objetivo é atualizar as metas do Parlamento, 15 anos após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. O tema do painel é "O legislativo e as mudanças climáticas".
Participaram do debate o ex-deputado federal constituinte Márcio Santilli, coordenador da campanha Y Ikatu Xingu do Instituto Socioambiental; o coordenador de Pesquisas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Paulo Montinho; e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).
O requerimento para a realização do seminário foi apresentado pelo presidente da comissão, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA). O parlamentar lembra que, após a Rio-92, a Câmara realizou dois seminários sobre a contribuição do Poder Legislativo na legislação ambiental. Com o aquecimento global e o aumento da complexidade da agenda socioambiental, Nilson Pinto acredita que esse papel deve ser novamente discutido.
(Por Simone Salles, Agência Câmara, 14/06/2007)