O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) fez, nesta quinta-feira (14/06), na Câmara dos Deputados, um alerta sobre o perigo do aumento da temperatura que vem acontecendo no mundo. Por isso destacou a necessidade de se determinar metas para, por exemplo, evitar a elevação do nível dos mares com o degelo nos pólos norte e sul. Ele explicou que, no Congresso, vários projetos foram selecionados com medidas que podem ser implementadas imediatamente. Algumas, segundo ele, não são complicadas, como a adoção da inspeção veicular, para reduzir a emissão de gases com a queima de combustíveis fósseis.
Gabeira participou do terceiro painel do seminário que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza para discutir a agenda ambiental do Congresso. O objetivo é atualizar as metas do Parlamento, 15 anos após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. O tema do painel é "O Legislativo e as mudanças climáticas".
Dever de casa
O parlamentar também criticou a postura brasileira em relação ao meio ambiente. Em sua opinião, em fóruns internacionais, o Brasil tem se limitado a apresentar o cumprimento do seu "dever de casa" sobre a agenda ambiental, como a redução do desmatamento - mas não tem apresentado propostas. Gabeira disse que o Brasil pode e deve ter metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.
(Por Simone Salles, Agência Câmara, 14/06/2007)