Coordenador da Frente Parlamentar Pró-Florestamento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Berfran Rosado (PPS) defendeu os projetos de florestamento na segunda audiência pública promovida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O encontro ocorreu na noite da quarta-feira (13/06) no Clube Caixeiral de Alegrete e reuniu cerca de 600 pessoas, as quais, na sua maioria, defenderam menor rigidez do órgão ambiental para a concessão das licenças ambientais. A principal reivindicação é de que o zoneamento não foque apenas o ambiental, mas também o econômico e social.
Berfran manifestou-se favorável à realização das audiências públicas, que, em um total de quatro, permitirão ouvir o que a comunidade quer e conhecer sua decisão sobre os rumos para a região. "A importância é muito grande, pois as comunidades irão sinalizar se apostam no desenvolvimento, na geração de emprego e renda, ou se apenas se fixarão na preocupação com o meio ambiente", destacou o parlamentar, ressaltando que o meio ambiente é importante, mas não pode ser analisado isoladamente.
Berfran acredita que um zoneamento é relevante, porém entende que o instrumento deva levar em conta a legislação federal e estadual vigentes e não ser baseada em critérios ideológicos, como o que está posto na proposta encaminhada pela Fepam. Além desta audiência, Pelotas sediou a primeira reunião, Santa Maria, a terceira e a última ocorrerá em Caxias do Sul, na próxima terça-feira (19/06).
(Lurdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 14/06/2007)