Os agentes de desenvolvimento do Território Rural da Transamazônica (uma das 12 áreas de atuação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Pará) se reuniram em Altamira (PA), terça-feira (12/06), para avaliar os projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável (Pronat) para o biênio 2007/2008.
A abertura do encontro do Conselho de Desenvolvimento Territorial contou com a participação do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Pará (MDA/PA), José Belmiro Abucater. Ele destacou a importância do aumento de 20% nos recursos do Plano Safra 2007/08, anunciados em 22 de maio, em relação ao ano-safra anterior.
O delegado afirmou que a idéia agora é diversificar a produção dos agricultores e democratizar os recursos do Pronat, buscando contemplar as demandas de todos os atores territoriais como indígenas, trabalhadores rurais, sindicatos rurais e quilombolas, entre outros. “A questão da segurança alimentar passa pela produção diversificada da agricultura familiar, de modo a promover o desenvolvimento rural sustentável na Amazônia Legal”, disse.
De 2003 a 2006, a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA investiu mais de R$ 1,6 milhão em oito projetos de desenvolvimento da agricultura familiar para os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. O território da Transamazônica tem área total de aproximadamente 227 mil km² e conta com 53% da população na zona rural.
(
Diário do Pará, 13/06/2007)