Um trânsito mais seguro e mais organizado. Essa foi a principal reivindicação da comunidade na segunda audiência pública do Plano Diretor de São Gabriel, na segunda-feira (11/06). Preocupada com a quantidade de acidentes na cidade, a população quer uma sinalização mais adequada.
O responsável pelo laboratório de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Benamy Turkienicz, envolvido na elaboração do plano, confirma que grande parte dos acidentes acontece por falta de sinalização. Para solucionar o problema, o novo Plano Diretor deverá contar com um projeto de reestruturação do trânsito. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião na sede social da União Caixeiral Gabrielense.
Na primeira audiência, no mês passado, foram discutidos aspectos como a evolução histórica e o desenvolvimento econômico da cidade e a instalação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Depois de analisados todos os aspectos e definidas todas as propostas, o plano deverá ser aprovado no dia 25 de junho, na Conferência da Cidade.
(
Diário de Santa Maria, 14/06/2007)