O Ministério do Meio Ambiente participa na União Européia de um encontro internacional preparatório para a modernização da gestão da administração pública. A representante do MMA, analista ambiental Neuza Gomes Vasconcelos, do Departamento de Coordenação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), assistirá a um curso sobre formação de redes de comunicação e de comunidades, recurso do qual gestores cada vez mais fazem uso para organizar e potencializar os benefícios do serviço público em todos os países.
O evento ocorrerá em duas etapas, de 16 a 30 de junho, na Suécia e na França, e incluirá o intercâmbio entre redes e comunidades criadas no âmbito da União Européia e na esfera privada e um debate sobre a importância da utilização das tecnologias de informação. "Nosso objetivo será aprender técnicas para criar e manter redes de comunicação eficientes na esfera pública", diz Neuza.
O MMA lida diretamente com essas redes, como a que mantém no Programa Nacional de Capacitação de servidores municipais, para lidarem com as questões ambientais (www.mma.gov.br/pnc).
A formação de redes presenciais ou virtuais é considerada necessária diante da crescente complexidade das sociedades e das administrações públicas. Outros servidores do governo federal também participarão do encontro.
A viagem e o curso ocorrem por conta do Projeto EuroBrasil 2000, do governo federal, que há anos organiza essas missões técnicas como parte de um acordo de cooperação técnica firmado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão /Seges (em nome do governo brasileiro) com a União Européia, no sentido da modernização e reforma da administração pública brasileira.
(Por Rubens Amador, Ascom MMA, 13/06/2007)