Técnicos ambientais de várias instituições conveniadas ao Ministério Público Estadual participaram nos dois últimos dias de capacitações sobre desmatamento e focos de calor com especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ibama. Os eventos fazem parte de um projeto realizado pelo MPE e o Inpe visando o monitoramento da área de degradação ambiental e avaliação do passivo ambiental da Reserva Legal em Mato Grosso.
Nas capacitações, os especialistas mostraram aos técnicos ambientais de órgãos que utilizam as imagens de satélite, como Ibama, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o próprio MPE como obter as informações corretas do material disponível para o trabalho de fiscalização ambiental. Cerca de 100 técnicos estiveram presentes nas capacitações.
Segundo o promotor de Meio Ambiente e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Gérson Barbosa, essas foram as primeiras palestras da parceria entre MPE e Inpe. No prazo de cinco anos, tempo que valerá a Cooperação Técnica entre as partes, outras palestras serão realizadas para capacitar os técnicos ambientais que atuam em Mato Grosso.
O promotor lembrou que os dois primeiros tópicos das capacitações são de extrema importância nesse momento, porque irão começar os programas de combate às queimadas, agora que iniciou o período da seca. Gérson Barbosa falou que o MPE quer ter as informações corretas sobre a situação dos focos de calor e desmatamento no Estado e que essas capacitações serão extremamente úteis para dar mais segurança aos técnicos ambientais em avaliar as imagens de satélite.
(Por Aline Chagas,
Diário de Cuiabá, 13/06/2007)