A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nesta quinta-feira (14/06), às 19h, no Plenário Otávio Rocha, audiência pública para debater possíveis impactos sociais decorrentes da implantação do Programa Integrado Sócioambiental (Pisa) no Bairro Cristal e na Vila dos Sargentos. A audiência pública foi solicitada pela Associação Comunitária da Icaraí I.
Projeto da prefeitura, o Pisa tem o objetivo de elevar a capacidade de tratamento de esgotos de 27% para 77% na Capital e, desta forma, recuperar os arroios da Região Sul de Porto Alegre e a balneabilidade das praias do Lago Guaíba, além de proteger suas nascentes. O Executivo estima que serão necessários cerca de 1.700 reassentamentos para a implantação do Pisa.
Com financiamento em duas etapas, o programa será executado em dez anos. A primeira etapa, orçada em 115 milhões de dólares, seria realizada nos seis primeiros anos do projeto e trataria o saneamento do final do Arroio Cavalhada, drenagem, reurbanização, reconstituição de diques e reassentamento de moradores, bem como da gestão ambiental.
Na segunda etapa, a ser executada nos quatro anos seguintes e orçada em 48 milhões de dólares, seria realizada a drenagem e reurbanização do Arroio Cavalhada desde a Avenida Icaraí até o Arroio Passo Fundo, reconstituição de diques, reassentamento de moradores e construção da Avenida do Parque.
(Por Carlos Scomazzon, Assessoria de Comunicação CMPA, 13/06/2007)