A Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, acaba de finalizar a primeira pesquisa que mapeou os animais silvestres livres que vivem nas matas remanescentes e áreas urbanas do município.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e surgiu devido à escassez de estudos específicos sobre a fauna local. O reconhecimento dos animais foi realizado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Para tanto, eles organizaram um levantamento bibliográfico preliminar e contaram com apoio da população, que identificou por meio de fotos os bichos que vivem próximos às residências.
De acordo com a equipe técnica, a pesquisa forneceu dados surpreendentes sobre a quantidade de animais existentes em Guarulhos, que tem cerca de 1/3 de seu território em área de preservação ambiental (APA). Apesar da pressão que a área urbana exerce nas APAs, foram catalogadas 274 espécies — 52 répteis, 54 mamíferos e 168 aves.
A Secretaria de Meio Ambiente vai desenvolver ainda um projeto de reabilitação de animais silvestres. A ação, que aguarda aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), será realizada em uma área de 8 milhões de metros quadrados dentro da fábrica da Ambev, localizada em Guarulhos.
(
Envolverde/Agência Social, 12/06/2007)
--